Pages

....

...

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Curso na USP: Saúde Global- via vídeoconferência que envolve professores das principais instituições de saúde do país.

Faculdade de Saúde Pública da USP discute saúde global primeiro curso via vídeoconferência que envolve professores das principais instituições de saúde do país.

Discutir e analisar as transformações desencadeadas pelo processo de globalização no setor sanitário e os novos desafios para a cooperação internacional na saúde pública mediante o referencial da bioética são os objetivos do Curso de Verão "Bioética e Saúde Global 2012" que a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP está realizando entre 30 de janeiro e 03 de fevereiro deste ano, envolvendo docentes da FSP/USP, do Ministério da Saúde, da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

O curso é o primeiro do tipo que está sendo ministrado simuntaneamente na FSP/USP em São Paulo e em Brasília, através de videoconferência com 45 alunos em São Paulo e 4 em Brasília.

O programa do curso abrange os temas: fundamentos da bioética e saúde global; doenças infecciosas, emergências em saúde pública e saúde global; mudanças climáticas e reflexos na saúde global; assistência humanitária e saúde – ministrados na FSP USP; Cooperação Sul-Sul – bases conceituais; Cooperação Sul-Sul – no contexto da multilateralidade; saúde e política externa – a experiência brasileira; saúde como cooperação para o desenvolvimento do Haiti – ministradas em Brasília.

Este curso de verão sobre saúde global, é uma das ações da FSP USP nesta nova área de atuação, que desde 2011, vem organizando um Grupo de Estudos e Pesquisas com a finalidade de estimular a reflexão e a discussão sobre a saúde global. Formado por docentes e pesquisadores com formação multiprofissional e interdisciplinar, o grupo entende que a saúde global deve ser concebida como um bem público global, como fator essencial para o combate à pobreza e a promoção do desenvolvimento sustentável. Deve, também, se conduzir pelo respeito aos direitos humanos, pela busca da universalidade no acesso aos cuidados de saúde, assim como pelos princípios da solidariedade, da equidade, da participação e inclusão social. O grupo pretende fornecer as bases para que a Faculdade de Saúde Pública promova um curso de pós-graduação stricto sensu em saúde global.

Para Vice-Diretor da FSP USP e coordenador do curso, Prof. Paulo Antonio de Carvalho Fortes, "o curso de bioética e saúde global tenta aproveitar a nossa Unidade de uso tecnológico (Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC/FSP/USP) otimizando os recursos que temos e alcançando turmas que não sejam só de SP. Estamos com uma turma de alunos em Brasília e com professores de Brasília que dificilmente poderiam estar aqui em SP para contribuir de sua posição geográfica original, sem terem que se deslocar, podendo assim se incorporar ao curso. O uso dessa ferramenta tecnológica (videoconferência) se tudo der certo, poderá entrar no cotidiano aqui da FSP. Além de um curso de verão, a FSP pretende fazer um doutorado em saúde global e sustentabilidade, já aprovado pela Congregação. Está sendo elaborado o projeto e nesse ínterim, resolvemos fazer um curso de verão para trabalhar algumas questões relativas a saúde global. Não é um curso com toda a temática e complexidade de saúde global, mas aborda alguns itens relativos a saúde global e para isso estamos aproveitando o potencial do programa de cursos de verão da Faculdade."

Para a Diretora da FSP USP, Profa. Helena Ribeiro, este curso "é um piloto bem sucedido do desenvolvimento de ações integradas e da cooperação que se almeja para a implantação do novo doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade".

Primeiro Curso de Verão realizado via videoconferências na FSP USP


"Este é o primeiro curso de verão que utiliza esta tecnologia (videoconferência). Estamos aprendendo. O nosso setor de apoio está aprendendo, mas aparentemente nossos recursos estão muito adequados, a essas novas tecnologias. Os poucos problemas que ocorreram, foram de Brasília e não daqui. O curso está sendo realizado aqui e no prédio da FIOCRUZ que fica dentro do Campus da UNB, em tempo real, com interação e isso é muito bom", afirma o Prof. Fortes.

"Este curso via videoconferência, não é um curso inovador do ponto de vista pedagógico, mas mesmo sendo um curso no método tradicional de exposição, ganha na ampliação do acesso. A FSP pode realizar uma atividade, mesmo que considerada convencional, pela maneira expositiva das aulas, mas pode estar atingindo muitos outros lugares em tempo real. O curso já está sendo interativo. Hoje pela manhã, os alunos já fizeram perguntas e já tivemos um debate com o pessoal de Brasília", completa ainda o Prof. Paulo.

•    Veja aqui mais informações sobre a área de TIC da FSP USP.

•    Veja aqui, artigo publicado no jornal da USP sobre um futuro programa de doutorado em saúde global a ser implantado na USP para FSP.

•    Veja aqui, a programação dos Cursos de Verão da FSP USP.

Mais informações ou entrevistas para a imprensa com o Prof. Paulo Fortes, pelo e-mail: pacfusp@usp.br ou pelo tel.: 3061-7739.


--
Marcellus William Janes
A
ssessoria de Comunicação Institucional
Faculdade de Saúde Pública da USP
Skype: comunicafspusp

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentario...

FAS-SP