Pages

....

...

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

16;12 :Lançamento de livro sobre pesquisa com moradores de rua em São Paulo


Lançamento do livro de pesquisadores da FSP - Transformações Humanas - Encontros, amor ágape e resiliência

 

 

 

Lançamento: 16 de dezembro de 2011, das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila, Shopping Pátio Higienópolis (Av. Higienópolis, 618 - Higienópolis - São Paulo).

 

 

O livro "Transformações Humanas - Encontros, amor ágape e resiliência", de Aparecida Magali de Souza Alvarez, baseia-se em processo investigativo realizado pela autora, que observou durante cinco anos um grupo de moradores de rua da cidade de São Paulo e pessoas que os auxiliavam. Ele aborda o processo que possibilita o despertar da sabedoria humana. Fala de sofrimentos, quedas e de momentos de encontros transformadores – banhados em amor ágape – entre seres que se escutaram e se acompanharam na busca do sentido de suas vidas. Fala de transformações...

Soviético, sobrevivente e ex-prisioneiro do Carandiru; José, acordando para a vida e encontrando finalmente a morte; Priscila, a mulher da casa caverna; assim como as vozes e caminhos do velho morador de rua Paulo e da professora Sílvia, que os ajudava, plena de ágape em suas ações,  nos introduzem nas tramas deste livro, ecoam em nossas almas com suas histórias de vida traduzidas nos contos e relatos de abertura da obra, convidando-nos a passear com eles por seus mundos de dores, desesperanças, sonhos e transformações.

Envolvendo-nos em seu "convite para pensar", através de caminho inter e transdisciplinar, Aparecida Magali de Souza Alvarez nos ilumina na interpretação das nuances desse fenômeno complexo que se apresenta ao nosso olhar.

A resiliência – a capacidade humana de fazer frente às adversidades da vida, superá-las e sair delas fortalecidos ou, inclusive, transformados – é concebida nessa obra como aquela "dança bem sucedida na música da vida. Não uma dança com bailarinos solitários: ela requer parcerias, empatias, encontros. Ela fala de amor". E esse  amor - vivido nos encontros transformadores entre as pessoas observadas - foi identificado no estudo como o Amor Ágape, o Amor vivido por São Francisco de Assis.

Baseado, portanto, no Doutorado realizado pela autora na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, esse livro recebeu apoio da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, e foi editado pela EDUC – Editora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em parceria  com a EDUSP - Editora da Universidade de São Paulo, com prefácio da Professora Doutora Augusta Thereza de Alvarenga, da Faculdade de Saúde Pública da USP.

 

  

Súmula curricular da autora:

APARECIDA MAGALI DE SOUZA ALVAREZ é Psicóloga, Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade François Rabelais, Tours, França. Concluiu recentemente, com o apoio do CNPq – um Pós-Doutorado Sênior, cujo projeto está inserido na linha de pesquisa Política, Planejamento e Gestão Ambiental, do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP. É membro do Grupo de Pesquisa CNPq SIADES - Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável da FSP/USP. Tem experiência na área de Saúde Coletiva/ Saúde Pública com ênfase em Educação, Saúde Mental, Inter e Transdisciplinaridade. Tem focado suas pesquisas principalmente nos seguintes temas: moradores de rua; resiliência; complexidade; pesquisa-ação-formação; psico-sócio-formação; fertilização cruzada de saberes; encontros transformadores; educação com ênfase em processos de auto-formação; exclusão social; Interdisciplinaridade; transdisciplinaridade; saúde ambiental.

Informações gerais sobre a obra:

Título: Transformações humanas: encontros, amor ágape e resiliência

Autor: Aparecida Magali de Souza Alvarez

Editora: Educ (Editora da PUC-SP),

     Edusp (Editora da USP)

     FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)

Edição: primeira

Ano de publicação: 2011

ISBN Educ: 978-85-283-0427-5

ISBN Edusp: 978-85-314-1323-0

Formato: 16x23 cm.

Total de páginas: 300, com caderno de imagens coloridas ao final do livro

Preço: R$ 50,00

Distribuição: O livro será vendido em todo o território nacional, por meio de distribuidoras e livrarias parceiras.

Entrevistas para a imprensa com Magali , pelo e-mail: apmagali@terra.com.br - tel: 3068-8123 ou cel.: 9995-0071.




 
Marcellus William Janes
A
ssessoria de Comunicação Institucional
Faculdade de Saúde Pública da USP
Skype: comunicafspusp


0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentario...

FAS-SP