Pages

....

...

terça-feira, 31 de julho de 2012

Fas.Acontece: Jamil Murad convida para sessão da Comissão da Verdade sobre a Chacina da Lapa




Reunião da Comissão da Verdade Municipal aborda a Chacina da Lapa
e recebe dirigentes comunistas presos na ação

Acontece na próxima quinta-feira, 2 de agosto, às 13h, reunião da Comissão da Verdade Municipal Vladimir Herzog que abordará a Chacina da Lapa. Estão confirmadas as presenças de Aldo Arantes e Haroldo Lima, membros do Comitê Central do PCdoB, que foram presos na ocasião.
Eles relatarão suas experiências a fim de contribuir com a busca pela elucidação dos crimes do regime ditatorial. No dia 16 de dezembro de 1976, agentes militares invadiram casa na Rua Pio XI, 767, na Lapa, matando Ângelo Arroyo e Pedro Pomar na hora e prendendo João Baptista Drummond, morto mais tarde sob tortura. O objetivo dos assassinos era acabar com o núcleo dirigente e, por conseguinte, com todo o PCdoB, que fazia oposição radical à ditadura e havia organizado a Guerrilha do Araguaia, em que foram eliminados 69 militantes comunistas. Recentemente, decisão da Justiça mandou que fosse retificado o atestado de óbito de Drummond, dado como atropelado. No documento passou a constar traumatismo craniano encefálico decorrente de torturas físicas.
"Lembro-me ainda hoje da dor e da revolta que senti ao ler a manchete da Folha de S.Paulo: "Mortos três dirigentes do PCdoB". Dentro, a foto de Pomar, destacado dirigente comunista com quem atuei, não deixava dúvidas de que nossos companheiros haviam sido mortos", diz o vereador Jamil Murad, membro da Comissão Vladimir Herzog.
Na avaliação do vereador, "passadas três décadas e meia daquela ação criminosa, a situação do PCdoB e especialmente do Brasil demonstra que a tática do ódio, da repressão e da eliminação física como instrumentos de manutenção da ordem ditatorial e de destruição dos comunistas fracassou fragorosamente".
A reunião acontece na sala Sérgio Vieira de Mello da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – 1º subsolo) e é aberta à população. Mais informações: Gabinete do vereador Jamil Murad Tel: 3396-4889
Newsletter
Endereço para Contato:
Palácio Anchieta, Viaduto Jacareí , 100 - 5º andar gabinete 517
Cep 01319-000 - São Paulo - SP - Telefone: (11) 3396-4390 | Contatos



--
.:Priscila Lobregatte:.
Assessora de Comunicação
Vereador Jamil Murad (PCdoB-São Paulo)
Telefones: (11) 3396-4390 || 3396-4889 || 9217-7870





0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentario...

FAS-SP