Pages

....

...

terça-feira, 29 de novembro de 2011

6 a 9 de Dezembro - Ciclo de Debates - Direitos Humanos e Desenvolvimento na Livraria Cultura

 




Leia mais...

2 de Dezembro : Seminário Estadual da Política de Educação Ambiental: no Anfiteatro Augusto Rushi

 

--

Silvana Augusto
Coordenadora
Coordenadoria de Educação Ambiental
Tel: (11) 3723-2747
www.ambiente.sp.gov.br/cea

Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE

 


 

 



Leia mais...

14 de dezembro: Reunião do grupo CCA -Centro Social da Paróquia Santa Luzia

As entidades sociais, que têm convênio com SMADS para o
desenvolvimento do serviço CCA, estão se reunindo para conversar sobre
o mesmo. A próxima reunião será no dia 14 de dezembro, às 10 horas, no
seguinte endereço:

Centro Social da Paróquia Santa Luzia;
Rua da Padroeira, 83 - Jd. Nordeste;
Fone (011) 2045.5000;
Próximo ao  Metrô Artur Alvim.

Obrigada,

Maria Inez Collado
Supervisora de Desenvolvimento Social
Divisão de Desenvolvimento Social
ACM São Paulo / YMCA

Rua Nestor Pestana, 147 - São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01303-010
Tel.: 55 11 3138.3137 - Fax: 55 11 3138.3011
Email: inezcollado@acmsaopaulo.org - Site: www.acmsaopaulo.org

Leia mais...

6de dezembro entrega do Anais da IX Conferência Municipal de A.S. na Cámara de Vereadores

Boa noite à tod@s,

Após a realização das 31 Pré-Conferências, IX Conferência Municipal de Assistência Social, Avaliação e Prestação de Contas, realizaremos mais uma Etapa com o Evento de Entrega dos Anais da IX Conferência Municipal de Assistência Social da Cidade de São Paulo.
Seguem anexos Convite do evento e Resolução COMAS 559/COMAS/2011 - Publicado no DOC de 18.11.2011, conforme previsto em Calendário.
(Acesso aos documentos e Relatórios Regionais no link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/comas/conferencia_municipal/2011/index.php?p=24905 )
 
Aguardamos a sua presença,

Carlos Nambu
Coordenação - Comissão Organizadora Central - IX Conferência Municipal de AS







Leia mais...

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Oportunidades - Empregos, trabalhos e prêmios na área social e Terceiro Setor

Leia mais...

FORÇA ATIVA CONVIDA -HIP HOP MINHA VOZ ESTÁ NO AR CONTRA O GENOCÍDIO DA JUVENTUDE PRETA


CONVITE

O Núcleo Cultural Força Ativa, uma das primeiras posses do Movimento Hip Hop da cidade de São Paulo, sempre pautou como centro do debate, perante a sociedade, a luta contra três formas de manifestações da coisificação do outro: 1) o preconceito racial; 2) a discriminação racial; e 3) o racismo.
As entificações das relações raciais no Brasil atende a uma forma de expansão das capacidades produtivas e de acumulação primeira de Capital, desde a longa transição do regime feudal. Estas entificações foram originadas do processo de exploração da força de trabalho do povo africano na América. Logo as entificações do racismo são produto direto de um processo ontológico fundante do ser social, isto é, o trabalho. Visto como produto da práxis humana e da relação de exploração de trabalho e não de abstrações estranhadas – por  motivação de pigmentação da pele, imigração, posições racistas de academicistas (principalmente de esquerda), etnicidade, bem assim qualquer tentativa de explicação subjetivista – as manifestações racistas se metabolizaram dentro de um cenário de barbárie e se perpetuam nas asas do irracionalismo.
Na contemporaneidade, os povos que trabalharam cerca de quatrocentos anos, sem remuneração, estão recebendo como reconhecimento da sociedade classista brasileira, uma premiação sepulcra, ou seja, processo de execução denominado GENOCÍDIO.
A política de GENOCÍDIO como recompensa do processo de trabalho realizado na forma da mais-valia absoluta, se traduziu nos tentáculos da sociedade, pelo seu principal veículo de dominação da burguesia, o Estado. Por meio da negação de acessibilidade dos povos aos serviços públicos e por ação deliberada, mesmo antes da formação clássica do Estado Brasileiro. Exterminar e executar africanos provenientes do processo de escravização para a super exploração de trabalho é uma práxis cultural do setor conservador da nossa sociedade. Para ilustrar o que se afirma podemos recorrer a Celso Furtado e veremos o que ele teceu acerca da questão.
Furtado ressalta essa prática genocida da sociedade brasileira frente aos trabalhadores africanos da época, num texto que trata do problema da mão-de-obra:
"... O primeiro censo demográfico, realizado em 1872, indica que nesse ano existiam no Brasil aproximadamente 1,5 milhão de escravos. Tendo em conta que o número de escravos, no começo do século, era de algo mais de um milhão, e que nos primeiros cinqüenta anos do século XIX se importou muito provavelmente mais de meio milhão deduz-se que a taxa de mortalidade era superior à natalidade. É interessante a evolução diversa que teve o estoque de escravos nos dois principais países escravistas no continente: os EUA e o Brasil. Ambos os países começaram o século XIX com um estoque aproximadamente um milhão de escravos. As importações brasileiras, no correr do século, forma cerca de três vezes maiores do que as norte-americanas. Sem embargo ao iniciar-se a Guerra de Secessão, os EUA., tinham uma força de trabalho escrava de cerca de quatro milhões e o Brasil à mesma época algo de 1,5 milhão.
 
Por outro lado, na sociabilidade negada aos extratos da classe trabalhadora, o genocídio, é cotidianamente afirmado pela política voraz de eliminação dos pretos. Podemos utilizar as formas pacificadoras utilizadas nos morros no estado do Rio de Janeiro. As ações policiais na cidade de São Paulo, relembrando o número de assassinatos contra a população preta. Para reforçar o que estamos falando, em termos de oficialidade, citaremos alguns dados dos índices de mortalidade atual do mapa da violência.
Segundo dados do Instituto Sangari, na década anterior o número de pessoas pretas executadas na sociedade por motivo de arma de fogo vem crescendo a cada ano. "Existe um diferencial de evolução entre brancos e [pretos]:
-         Em 2002, morriam proporcionalmente 58,8% mais [pretos] do que brancos.
-         Se esse já é um dado grave, em 2005, esse indicador sobe mais ainda: vai para 96,4%.
-         E, em 2008, o índice atinge 134,2%". (Mapa da Violência 2011).

Essa queda tendencial da taxa de homicídios dos brancos reflete um aumento da taxa de homicídios contra a população preta, isto ocorreu em todos os estados da federação.
         o número de vítimas brancas caiu de 18.852 para 14.308, o que representa uma queda significativa, da ordem de 24,1%;
         entre os [pretos], o número de vítimas de homicídio aumentou de 26.915 para 30.193, o que equivale a um crescimento de 12,2%. Com isso, a brecha preexistente cresceu, no quinquênio, 36,3%.
·         em 2007, surge um novo patamar: morrem proporcionalmente 107,6% mais [pretos] do que brancos, isto é, mais que o dobro! (Mapa da Violência 2010).
Fica patente a política de extermínio, deliberada pela sociedade brasileira, reservados aos pretos em todos os estados do País.
A partir desses marcos históricos e situacionais é que estamos promovendo o evento "Hip Hop Minha Voz Está no Ar" no sentido de chamar à atenção da sociedade paulistana acerca do tema.
No dia 27 de novembro, no horário das 14 às 20h, na Rua dos Têxteis, 1050 – Cidade Tiradentes,  realizaremos o Hip Hop  Minha Voz Está no Ar com a temática do Contra o Genocídio da Juventude Preta e convidamos V.Sa. e vossa organização para somarmos esforços no combate a essa forma de Genocídio!!!
 
Contamos com a vossa presença.
Atenciosamente,
 
Núcleo Cultural Força Ativa
 
 
Bibliografia
FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil: O problema da mão-de-obra, Cia das Letras, São Paulo, p. 105.
WAISELFISZ,  Julio Jacobo Mapa da Violência 2010: Anatomia dos homicídios no Brasil. Instituto Sangari, São Paulo, páginas 115 – 120.
WAISELFISZ,  Julio Jacobo Mapa da Violência 2011: Anatomia dos homicídios no Brasil. Instituto Sangari, São Paulo, páginas 60.
 
 
Como chegar?
No metrô penha pegar lotação 3793 Cidade Tiradentes, dura em média 55 minutos até o terminal Cidade Tiradentes, após o terminal descer no quinto ponto, a biblioteca esta localizada ao lado de uma praça.
Pra quem vem do metro Itaquera pegar a lotação 3787 Cidade Tiradentes, tempo estimado é de 45 minutos descer no terminal Tiradentes e pegar a lotação 3793 Cidade Tiradentes, descer no quinto ponto.
Na estação Guaianazes pegar a lotação 3794 e descer no terminal Tiradentes, pegar a lotação 3793 e descer no quinto ponto.
Mais informações: 85896041 falar com Wellington

--
WELLINGTON LOPES GOES
NÚCLEO CULTURAL FORÇA ATIVA
www.forcaativa.blogspot.com


Anexo(s) de wellington lopes goes
1 de 1 foto(s)


Leia mais...

Programação cultural na Bibliotecas e no Parque do Ibirapuera, Feira de Troca de Gibis , Show de ciências e + (tudo gratuito)


 

 
Caso não consiga visualizar a imagem, clique aqui.



Veja o que está em cartaz até o final do ano: CinemaTeatro e Contação de histórias.
Acesse a lista de endereços das unidades.

São mais de 500 atividades durante o mês! Confira a programação completa: 



Leia mais...

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Seminário Internacional sobre Processo Penal (gratuito) de 29 à 30/11 - Coordena: Ministério Público Federal.

Prezados,
 
Divulgo o evento abaixo que estamos coordenando aqui no Ministério Público Federal.
Gostaria de informar, também, que as inscrições serão prorrogadas até o dia 25 de novembro.
 
Peço, se possível, que a mensagem seja repassada a todos os interessados 
 
Agradeço a disposição,
 
 
Fabio Gusman
 
 
 
 
 
 





__.

Leia mais...

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Organização m manifestação de repudio as mortes de mulheres no Jd Bandeirantes chamamos tod@s que se aliarem a esta causa de combater a violência contra a mulher


Prezad@s,
Em manifestação de repudio as mortes de mulheres no Jd Bandeirantes chamamos tod@s que se aliarem a esta causa de combater a violência contra a mulher para uma reunião, com o objetivo de organizar um ato público lá no Jd Bandeirantes a ser realizado dia 09/12 a tarde, o que vocês acham?
A ideia é construir coletivamente esta ação.
Esperamos vocês dia 30/11 as 15h na Casa Viviane, Rua Professor Pereira Frazão, 50 - Guaianases. 
Contamos com a presença de vocês.
Por favor divulguem,
Saudações feministas!
Equipe Casa Viviane



__._,_.___


Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

__,_._,___

Leia mais...

Assista à transmissão online do Foro regional para prevenir e combater o trabalho infantil



Prezado/a participante,

 Acontece amanhã, 24 de novembro, em Lima, Peru, o Foro Regional para prevenir e combater o trabalho infantil. Aportes para a elaboração e execução de políticas públicas. O evento será transmitido por videostreaming por meio da Rede Latino-americana contra o Trabalho Infantil. A transmissão será aberta a todos os internautas, mas somente os inscritos na Rede poderão comentar os temas tratados pelos palestrantes. Além disso, o encontro marcará também o lançamento oficial na modalidade presencial, semipresencial e virtual da Rede Latino-americana contra o Trabalho Infantil.

Você, que faz parte da rede e acompanha o debate constante sobre a luta contra o trabalho infantil na América Latina, não pode perder a oportunidade de assistir ao evento, interagir com os demais usuários e comentar os assuntos abordados nas palestras. O Foro Regional para prevenir e combater o trabalho infantil. Aportes para a elaboração e execução de políticas públicas acontecerá amanhã a partir do meio-dia (horário de Brasília).

Acompanhe as novidades do evento pelo Facebook e peloTwitter da Rede Latino-americana contra o Trabalho Infantil. É possível também enviar perguntas e acompanhar o debate pela hashtag #TrabajoInfantilNO.

Paralelamente ao evento, os debates sobre o tema "Agenda Hemisférica de Trabalho Decente e o trabalho infantil" continuam na Rede. O principal assunto abordado será a exploração sexual comercial, uma das piores formas de trabalho infantil.

Fazer parte da Rede e integrar o movimento regional para prevenir e combater o trabalho infantil está a um clique de distância. Acesse www.redecontraotrabalhoinfantil.com com seu login e senha (se você não se lembra de seu login e/ou senha, é possível recuperá-los na própria plataforma da Rede).

Se ainda houver alguma dúvida, envie um email para contactored@fia.com.br



Equipe organizadora

NOVAS FERRAMENTAS DA REDE: BIBLIOTECA
A Rede Latino-americana contra o Trabalho Infantil conta agora com uma nova ferramenta: a biblioteca. Por meio dela, é possível fazer pesquisas e consultar materiais como textos, vídeos, chats e outros documentos sobre o trabalho infantil. Você poderá encontrar a biblioteca na página inicial da rede, logo após fazer o login. Todos os conteúdos do III Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil, de 2010, e os textos publicados na rede nesse ano podem ser consultados por meio da escolha de temas e categorias relacionadas ao trabalho infantil. Faça uma boa pesquisa, comente os materiais encontrados e ótimo aprendizado!
 
Caso não consiga visualizar esta mensagem, por favor, acesse este link.


Leia mais...

DCA evento 24.11.11 Guarulhos

Aurea Satomi Fuziwara
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da
gente é coragem."(Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas)

--
"Governo que não respeita a Defensoria Pública, não respeita os
direitos da sua população!"

Leia mais...

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vaga para Educador Social

Vaga para Educador Social
Masculino, maior de 21 anos,
ensino médio completo, residente na zona sul,
com alguma experiência em trabalho social.
ONG: Ass. Rede Rua
Serviço: CA Pousada da Esperança
Regime CLT
Horário: 12x36
Salário: 1.146,00 mais adicional noturno
Benefício: VT e alimentação no local

Enviar currículo para pousadaesperanca@terra.com.br

Leia mais...

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Seminário "Mulher, sociedade e violência”

Palestrante convidada: Matilde Ribeiro- Ex Ministra-chefe de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil
Mediadora convidada: Muna Zeyn-Conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo
Abertura: Deputada Ana Perugini
Objetivos: Debater a necessidade de desenvolver políticas públicas de prevenção dirigidas à educação da mulher vítima e do homem agressor.
Público-Alvo: Cidadãs e cidadãos interessados no tema.
Data: 23/11/2011
Horário: das 13h às 16h30
Local: Sala de Aulas do ILP
Clique Aqui para inscrever-se até 11 de novembro de 2011
PROGRAMA
Reflexão e debates sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea abordando os seguintes temas:
- Autonomia econômica e financeira: igualdade salarial;
- Cidadania e garantia de direitos: educação, saúde integral, combate ao analfabetismo, aumento da escolaridade;
- Combate à violência: Lei Maria da Penha, Delegacias da Mulher, Casas Abrigos
Leia mais...

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cartilha Profissionalização de pessoas com Deficiência


Cartilha Profissionalização de pessoas com Deficiência
em anexo
 
Marina S. R. Almeida
Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga, Pedagoga e Psicopedagoga
INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
(13) 34663504 (13) 30191443 (13) 91773793
R. Jacob Emmerich, 365 sala 13 - Centro-São Vicente-SP
contato@institutoinclusaobrasil.com.br
www.institutoinclusaobrasil.com.br



--
Att.
 
Adriana Telles
Supervisor Técnico II
SMADS/CAS Sul
CRAS Parelheiros 

Leia mais...

Cartilhas diversas : Def. Intelectual, Hiperatividade, Dislexia, Def. Auditiva

Cartilhas diversas

Marina S. R. Almeida
Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga, Pedagoga e Psicopedagoga
INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
(13) 34663504 (13) 30191443 (13) 91773793
R. Jacob Emmerich, 365 sala 13 - Centro-São Vicente-SP
contato@institutoinclusaobrasil.com.br
www.institutoinclusaobrasil.com.br



--
Att.
 
Adriana Telles
Supervisor Técnico II
SMADS/CAS Sul
CRAS Parelheiros 

Leia mais...

Cartilha Direitos das Pessoas com Autismo

Direitos das Pessoas com Autismo
em anexo.
 
 
 
Marina S. R. Almeida
Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga, Pedagoga e Psicopedagoga
INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
(13) 34663504 (13) 30191443 (13) 91773793
R. Jacob Emmerich, 365 sala 13 - Centro-São Vicente-SP
contato@institutoinclusaobrasil.com.br
www.institutoinclusaobrasil.com.br

-
Att.
 
Adriana Telles
Supervisor Técnico II
SMADS/CAS Sul
CRAS Parelheiros 
Leia mais...

III MOSTRA SOCIAL DE PARELHEIROS E MARSILAC


Aguardamos sua presença.
 
 
Leia mais...

Enc: CONVITE PARA O PROXIMO FORUM

Convite para o próximo Fórum Regional de Saúde Mental da Infância e Juventude da CRS Sul 

      LOCAL: Auditório da Sub-Prefeitura de Santo Amaro - Praça Floriano Peixoto, 54 – 1º andar

      HORÁRIO : das 9:00 às 12:00 horas .

      DATA : 25 / 11 / 2011

      TEMAS :  Apresentação de 2 Estratégias de Atenção à Saúde : " APRENDENDO COM SAÚDE "  E NÚCLEOS DE       

                     REABILITAÇÃO. Não é necessário inscrição.

ESPERAMOS CONTAR COM A SUA VALIOSA PARTICIPAÇÃO !

Eliana de Cássia Martins Gouveia

CRS-SUL - Ass Téc de Saúde Mental

Rua Fernandes Moreira, 1470     Chácª St° Antônio

Tel : 2075.1157 * 2075.1154       Cel : 9208.2195

E-mail : egouveia@prefeitura.sp.gov.br ; ecmgouveia@ig.com.

Leia mais...